A importância de uma boa identidade visual.

 

 

O que a identidade visual gera para seu negócio?

 

Este post vai te ajudar a:

 

  • Identificar possíveis problemas que podem estar  atrapalhando você vender mais.

 

 

A identidade visual está em todos os cantos. Seja na embalagem, no cartão de visitas, na faixada ou até mesmo dentro da loja. Na tv, podemos ver nas propagandas como é o tom de voz e a personalidade de uma empresa. Mas você já se perguntou o que faz, por exemplo, a Fanta ser jovem e a Coca Cola, tradicional? A questão é simples, essas empresas se preocupam em passar uma Identidade Visual que seja coerente com seu público e alinhada com um bom branding. Mas como assim? Primeiramente, precisamos entender que nosso cérebro interpreta milhares de códigos e mensagens todos os dias e a todo instante. De forma consciente e inconsciente, sem parar um segundo sequer. O órgão é como um processador de computador que procura por padrões. Organizado informações em diversas partes, que juntas desempenham o papel fundamental de nos fazer perceber o mundo a nossa volta e reagir a ele. Podemos fazer o seguinte teste para termos uma noção de como as cores e formas influenciam nossas percepções:

 

Observe este prato de macarrão. Ele parece ser doce ou salgado?

 

 

 

Se você for como a maioria das pessoas, você até sentiu o gosto, talvez, azedinho de bala de goma ou algum sabor mais adocicado. O cérebro consegue deduzir o sabor do macarrão apenas percebendo as cores. Tudo isso em frações de segundos simplesmente pelo fato de que coisas coloridas e vibrantes nos remetem a infância, diversão, brincadeira ou alegria.

 

 

 

Agora, repare este:

 

 

 

 

 
Ele parece ser mais doce ou salgado?

 

 

Agora, você pode até ter sentido o sabor da carne, a textura do queijo ou das ervas finas. A verdade é que a cor vermelha sempre nos passa a ideia de sangue, vida, sabor, alerta e combinado com o amarelo do macarrão, pode até nos fazer sentir fome apenas observando a imagem. Não é à toa que gigantes de alimentos Fast Food  utilizam esse método. Ele realmente é eficaz  e cumpre bem seu objetivo.

 

 

 

A identidade visual também segue esse conceito. Ela define estratégias que vão provocar impulsos no cérebro de quem a perceber.

 

Repare o padrão de cores das principais redes de fast food do mundo. Uma grande porção delas faz o uso destas cores para transmitirem fome e vontade em quem as verem. Perceba que as cores podem nos dizer ainda mais sobre um produto. Como a questão de preço. 

 

Observe estas imagens, as cores, as formas, o ambiente e as texturas.

 

 

 

 

 

Agora repare esta:

 

 

 

 

Pode ser que você, automaticamente tenha associado a primeira imagem a diversão, juventude, casual ou a algo mais acessível e a segunda, por sua vez, à algo mais exclusivo com ingredientes selecionados e preparados com outros tipos de técnicas. Isso não faz com que um seja mais importante do que o outro, pelo contrário. Direciona a mensagem para um público especifico. Que vai perceber a marca de uma maneira diferente das outras.

 

 

A identidade visual nos ajuda a definir um conceito\ideia de um produto ou serviço apenas observando o seu visual. Como o próprio nome sugere.

 

 

O tempo todo, empresas do mundo inteiro, se  esforçam para conquistar a jóia mais preciosa  do mundo comercial, a atenção e confiança do consumidor. Uma Identidade Visual é bem mais do que uma simples logo. Ela é o conjunto de ideias e valores de uma empresa expressados visualmente que juntos, transmitem uma mensagem ou imagem a quem entra em contato diretamente ou não com a marca. Vamos continuar usando o Fast Food  como exemplo:

 

Repare este moodboard. 

 

 

 

Ele consegue transmitir bem a ideia e o conceito do Burger King. As cores, as formas, os textos, os anúncios, o estilo, o tom de voz, os pôsters, o outdoor, a embalagem, tudo. Além de conversarem entre si, respeitam um padrão. Fazendo com que a imagem e o discurso da rede seja coerente e consistente.

Diferente de uma lanchonete que tem apenas  uma logo solta. Que muitas das vezes é criada sem nenhum cuidado ou estudo de mercado. Preenchendo apenas uma foto de perfil ou capa de alguma rede social.

 

Isso não é errado. Cada empresa sabe, ou pelo menos espera se que entenda sua necessidade. Com base nesse aspecto, mais empresas estão se atentando a dar um sentido e razão para que seus clientes adquiriram seus produtos ou serviços. A verdade é que a Identidade Visual não só transmite uma mensagem\ideia do seu negócio, como também divulga sua marca para as pessoas, seja através de uma sacola bem desenhada, com um material resistente ou ate mesmo pelo simples fato de ser charmoso.

 

As pessoas se atraem por coisas belas e harmoniosas. Você com certeza ja deve ter guardado a sacola, caixa ou qualquer tipo de embalagem de uma marca pelo simples fato de ter ficado com dó de jogar fora, ou até mesmo porque além de ser belo aquilo, se tornou funcional. 

Pensando nisso, percebemos que a forma como nos apresentamos ao mundo é  mais do que importante. É fundamental.

Ja que ela é a base de julgamento que faz com que as pessoas saibam se somos novos ou experientes no ramo, mais caros ou mais acessíveis ao público, exclusivos ou algo mais popular. Porque no final, um livro é sempre julgado pela capa. 

 

No Comments

Deixe uma resposta

2021 © Jota Pê Design

Drag View Close play
0%
Sair da versão mobile