O que é público alvo e porquê devo me preocupar com isso?

 

 

 

O QUE É PUBLICO ALVO?

 

Como falar com o público certo e transmitir a mensagem certa?

 

Este post vai te ajudar:

  • definir um público personalizado e detalhado. Trazendo a luz fatores mais do que importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

 

 

Repare estas duas imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As fotos acima mostram duas grandes redes de supermercados. Nenhuma é melhor ou pior que a outra, mas elas possuem públicos diferentes. As duas pertecem ao mesmo dono, a Carrefour Group, mas você pode ter deduzido que a primeira foto atende um publico com maior poder aquisitivo e a segunda, um público com renda menor, Com certeza você observou a estrutura, as cores, a iluminação, ou o  layout do espaço que compõem a identidade visual da empresa.

 

Como dito antes, isso não diminui ou aumenta a importância de uma marca sob a outra. Até mesmo porque a segunda, em 2015 foi considerada a maior rede de supermercados do Brasil, fechando o ano com cerca de 26 bilhões. Não há nada de errado em segmentar um público. 

 

 

Segmentar audiências, ajuda você a transmitir a imagem certa às pessoas certas. As cores e as formas, inconscientemente, nos fazem deduzir coisas, ter ideias, imaginar situações e nos induz a diferentes percepções.  As cores e formas do Atacadão transmitem muito bem a ideia de preço. Seja para quem passa de carro e vê sua fachada, ou para alguém que entra em contato com a marca pela internet. Isso é ,claramente, uma vantagem competitiva, visto que em dias atuais, com o valor dos produtos, os consumidores procuram por lugares com ofertas mais atraentes. 

 

Projetada especificamente para chamar a atenção daquele público especifico, a identidade visual, inconscientemente, nos poupa tempo e ajuda a tomar decisões.
 
 

É o que acontece com marcas que usam dessas ferramentas para transmitirem uma ideia para um certo tipo de público.

Isto nos ajuda a olhar para nos mesmos e refletir se estamos realmente transmitindo a mensagem (ou a imagem) que gostaríamos e que atrai a atenção do público desejado.

 

É sempre bom nos atentarmos a isso. Lembrando sempre da regra de que temos menos de um segundo e meio para captar a atenção de alguém  e assim causar uma boa primeira impressão a um potencial cliente.

 

na internet, ou em qualquer ponto de contato  que a empresa utilize. A identidade visual é a responsável por nos fazer identificar imediatamente que aquilo se trata de X e não de Y. É uma forma de trazer reconhecimento e segurança para o público. Particularmente falando,

 

 

A Identidade Visual é uma mistura de  Design e Branding. 
 

 

Como assim?

 

Simples, usamos o design como forma de  expressão para transmitirmos uma ideia ou mensagem de uma empresa para um certo grupo de pessoas.Em outras palavras, é como você se apresenta para seus clientes e o para o mundo. É o seu tom de voz, sua personalidade, seu estilo, sua aparência, seus valores, suas missões e tudo aquilo que você acredita e faz, expressadas em peças gráficas, que cumprem um objetivo. A identidade visual alinhada com um bom marketing, pode gerar ótimos resultados. Como é o caso das roupas, uniformes, camisetas, bolsas, sacolas, caixas, brindes, uniformes entre outros…

 

A verdade é que a identidade visual é o que torna uma empresa diferente da outra. É o que faz o consumidor perceber que aquela instituição está atenta aos detalhes e sempre atualizada. 

 

Alinhado com um bom Branding, torna-se um produto forte e de fácil reconhecimento, pois o conjunto de elementos visuais e sensoriais que representam uma marca, nos ajudam afirmar uma opinião sobre ela.  

Deixe uma resposta

2021 © Jota Pê Design

Drag View Close play
0%
Sair da versão mobile